Projecto Educativo

Educação para a Paz

Meditação Educativa ©

Este é um programa baseado em uma técnica de meditação integrada com outras práticas complementares. Inclui um conjunto de princípios educacionais de autoconhecimento para incentivar o autodesenvolvimento e promover a coexistência natural. Foi criado por Isha Judd, que através da Fundação Educacional reuniu uma equipe multidisciplinar de profissionais para auxiliar na concepção de um programa abrangente com todos os níveis de educação: pré-escola, escola ou universidade, e outras áreas educacionais como saúde, psicologia, pedagogia, artes, comunicação, relações humanas, cultura da paz, diálogo intercultural e coesão social.

A técnica da Meditação Educativa © desenvolve os valores universais de apreciação, gratidão, amor e união.

Práticas complementares promovem a saúde holística.

  • Experimentar a consciência plena “sendo” no fazer.
  • Exercício físico.
  • Nutrir e hidratar o corpo.
  • Dizer os pensamentos honestamente.
  • Expressar os sentimentos abertamente.

Os princípios educacionais do autoconhecimento são

  • A felicidade, a paz e o amor são uma experiência interna (desenvolve introspecção).
  • As emoções são naturais. É preciso sentir e poder expressá-las adequadamente (facilita o desenvolvimento emocional).
  • Aquilo no que você foca, cresce (promove a educação baseada em valores)
  • A relação consigo mesmo se reflete no relacionamento com os outros (gera responsabilidade).

A meditação junto com as práticas complementares desenvolve o “eu” e a capacidade de coexistir, levando-nos a um estado de paz interior e incorporando valores que geram uma mudança comportamental positiva.

Do ponto de vista teórico e prático, os princípios educacionais do autoconhecimento têm o mesmo efeito, e todos os componentes da Meditação Educativa © trabalham sinergicamente.

O uso da Meditação Educativa © fortalece os quatro pilares da educação da UNESCO.

Em 1996 a Comissão Internacional de Educação para o Século XXI da UNESCO publicou o relatório “Educação: Um Tesouro a Descobrir”. Isto marcou uma fronteira na história porque estabeleceu “análises universalmente válidas e conclusões unanimemente aceitas” como uma nova visão para a educação.

/

Promover os princípios educacionais do autoconhecimento

→ A felicidade, a paz e o amor são uma experiência interior (desenvolvimento da introspecção)

→ As emoções são naturais e devem ser sentidas e conduzidas adequadamente (desenvolvimento da aprendizagem emocional)

→ O que você foca cresce na vida (desenvolvimento da educação em valores)

→ O relacionamento consigo mesmo é refletido no relacionamento com os outros (desenvolvimento da responsabilidade)

+

Promovendo saúde integral

→ Experimentar a consciência plena “sendo” no fazer.

→ Exercício físico.

→ Nutrir e hidratar o corpo

→ Dizer os pensamentos honestamente.

→ Expressar os sentimentos abertamente.

Esta iniciativa, liderada por Jacques Delors, apontou quatro “pilares” considerados “fundamentos para a aprendizagem que devem ser implementadas na melhoria da educação no século XXI”. Os quatro pilares que foram aceitos pela UNESCO como base para a reforma educacional são:

Aprender a conhecer

Aprender a fazer

Aprender a viver junto

Aprender a ser

O relatório fala também sobre a grande falta de educação no desenvolvimento dos dois últimos pilares. No entanto, quando os alunos desenvolvem sua capacidade de ser e de coexistir, eles naturalmente têm o desejo de saber e fazer, e exploram todos os aspectos da aprendizagem com alegria.

Nos últimos quinze anos, membros da Fundação Internacional Isha Judd se dedicaram a cultivar esses dois últimos pilares em indivíduos e comunidades em todos os níveis do espectro socioeconômico, particularmente na América Latina. Isso está sendo feito para que os indivíduos alcancem seu potencial máximo e desenvolvam os valores de compaixão, empatia, serviço e responsabilidade, os quais são a base de uma sociedade pacífica e harmoniosa.

Por essa razão, a Fundação deseja apresentar suas descobertas e metodologias como uma proposta educacional formal, dentro da estrutura estabelecida pelos ilustres pensadores humanitários que ajudaram a moldar a visão da UNESCO. Pode ser aplicado em escolas, universidades, comunidades e organizações para desenvolver esses dois pilares. Nossa proposta, a Meditação Educativa ©, foi criada com esses nobres sentimentos em mente. É uma série de ferramentas práticas e universais para aprender a ser e aprender a viver juntos.